quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resenha #11 - O Mundo de Rocannon (Ursula K. Le Guin)

O Mundo de Rocannon (The Rocannon's World) é o primeiro livro de Ursula K. Le Guin. Nesta obra ela consegue em poucas páginas trazer uma história rica onde aborda os mitos e a etnografia de forma profunda sem ser pedante. Esta é uma de suas características mais cativantes, com uma escrita habilidosa, trazer temas complexos de forma prazerosa ao leitor. O livro também é o primeiro do que viria a se tornar o "Ciclo de Hainnish" junto com mais seis livros, incluindo seu mais notório "A mão Esquerda da Escuridão".

A estória
Rocannon é um etnógrafo espacial que faz parte da "Liga de todos os Mundos" sediada no planeta Hain. Ele está em missão num planeta desconhecido não cartografado, que orbita a estrela Formalhaut. O planeta possui várias espécies inteligentes, algumas divididas em senhores e servos e outras em tribos coletivistas. A nave de Rocannon é destruída, por uma força rival a Liga, junto de toda sua tripulação e ele é o único sobrevivente. Começa um jornada para conseguir enviar um pedido de socorro para a liga. Rocannon parte com uma expedição junto com os senhores de Harlam, seus aliados.

Ficção Científica ou Fantasia?
Durante a jornada é fácil achar que estamos em meio a uma aventura de Fantasia, pelos personagens que vivem em um sistema parecido com o feudal uma visão particular que eles tem do viajante espacial. É nesta relação que Le Guin brinca com os mitos que se formam entorno de Rocannon. Existe a justificativa cientifica, pois quando Rocannon está em sua nave FTL ("mais rápida que a luz") no espaço  o tempo passa mais devagar, e suas primeiras visitas ao planeta o fizeram conhecer gerações diferentes dos habitantes do planeta. Existe a explicação mitológica para a existência de Rocannon, o "Olhor", "senhor das estrelas" aquele que guarda uma joia sagrada/amaldiçoada para o povo de Haram, um amigo e aliado de Rocannon.
Nesta primeira obra já temos uma ideia de como a escrita de Le Guin consegue fazer uma simples aventura se destacar das demais do gênero. Sem exibicionismo em relação a ciência, nem a Fantasia. Um romance rápido de e sem excessos. Contudo é difícil de encontrar, mas a leitura compensa.
Ficha técnica
Título: "O Mundo de Rocannon" (The Rocannon's World)
Autor: Ursula K. Le Guin.
Editora: Ediouro
Nº de páginas: 217
Ano: 1977 (1966).
Aquisição: Comprado sob encomenda em um em sebo por 17 reais.

3 comentários:

  1. Esse livro é mesmo muito bom, a Ursula é uma das escritoras que mais gosto, mas prefiro os contos da "Rosa dos Ventos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aceitei como sugestão. Lido e resenhado.
      http://wilburdcontos.blogspot.com.br/2016/08/resenha-rosa-dos-ventos-ursula-k-le-guin.html

      Excluir
  2. me parece um space opera, que é um misto de elementos fantásticos com científicos. Mas em sua pequena resenha fiquei com impressão que seja um livro de fantasia...

    ResponderExcluir