terça-feira, 25 de agosto de 2015

Você já leu "The grasshopper lies heavy" de Hawthorne Abendsen?

A não ser que você seja de uma dimensão paralela perdido por aqui você nunca leu este livro. Trata-se de uma obra de ficção que existe apenas no mundo criado por Philip K. Dick em "O Homem do Castelo Alto". Neste livro de PKD a 2º Guerra Mundial foi vencida pelo eixo e o mundo passa por uma Guerra Fria entre Alemanha e Japão. "The grasshopper lies heavy" foi escrito por Hawthorn Abendsen. O personagem foi perseguido e teve de se refugiar numa fortaleza chamada Castelo Alto devido a popularidade do livro.

Esta obra imaginária (assim como é o Necronomicon de Lovercraft) traz uma realidade alternativa em que o eixo perde a guerra. É fácil imaginar que o mundo retratado seria o "nosso". Contudo temos um terceiro cenário descrito no livro, apesar de mais parecido com o nosso e também de não termos muitas informações para além das conversas e divagações dos personagens. 

Nele Roosevelt sobrevive uma tentativa de assassinato, mas não tenta a reeleição em 1940. Quem assume a presidência dos EUA na guerra é Rexford Tugwell. Pearl Harbor não foi tão grave pois a frota naval era maior no Pacífico. Já a Inglaterra tem protagonismo na vitória da guerra. A virada sobre o eixo na guerra começa a partir da vitória sobre Rommel, passando pela vitória decisiva em Stalingrado, junto aos russos, culminando com tanques britânicos invadindo Berlin. A Itália traindo o eixo segue igual a nossa história.

O mundo que se redesenha a partir desta vitória é uma guerra Fria entre Estados Unidos e o Império britânico. O racismo imperial inglês é motivo de tensão entre as duas superpotências neste cenário. Os EUA tem na China (com Chiang Kai-shek) seu grande aliado enquanto o império britânico tem os russos numa forma pós-URSS?. Assim cabe aos EUA desafiar o poder do Império e falhar deixando os britânicos como os grandes vencedores.

Se mapas com o mundo de "O Homem do Castelo Alto" já são coisas doidas de se ver, um com "The grasshopper lies heavy" não fica atrás.

Um comentário: